SEGURANÇA DO TRABALHO

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

REFLETINDO....


Carnaval x Prevenção

 
Vamos aproveitar o carnaval, mas com inteligência.
 
Não devemos nos esquecer que o Carnaval tem um tempo de duração, mas se você contrair uma DST (Doenças Sexuais Transmissíveis), poderá não ter tempo para curtir o próximo Carnaval, portanto a palavra é PREVENÇÃO.
 
 
 
 
 
 
 


Qualificação_Capacitação Gratuita

Dica

O SENAI está oferecendo alguns cursos online gratuitos.

Ótima oportunidade para agregarmos ainda mais os nossos conhecimentos e ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho.


Site para inscrições para os cursos: http://www.sp.senai.br/senaisp/
5 atitudes típicas de quem não tem inteligência emocional 
 
O que significa ser inteligente?

Não é ter um QI alto, na visão do psicólogo Roberto Santos. "Aqueles 'cabeções' como o personagem Sheldon do seriado 'The Big Bang Theory' começam a perder espaço nas empresas, sobretudo em posições de chefia", diz o sócio-diretor da Ateliê RH. É que mesmo as pessoas com impressionantes aptidões técnicas e intelectuais podem ser muito desfavorecidas quando o assunto é inteligência emocional.
 
Santos explica que, a partir dos anos 1990, profissionais capazes de perceber, influenciar e compartilhar emoções começaram a ser cobiçados no mercado de trabalho.  Com habilidades sutis, ligadas à observação e à gestão de seu próprio comportamento, pessoas com um alto quociente emocional (QE) se diferenciam das outras. "São aqueles colegas e chefes que raramente vemos de mau humor. Percebem facilmente o que os outros estão sentindo e mantêm a calma em situações de estresse", afirma Santos. "Quem não gosta de conviver com gente assim?"
 
O problema, segundo Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg, é que a inteligência emocional anda escassa na maioria dos ambientes de trabalho. "Há duas razões principais para isso: o uso intenso de tecnologias e o excesso de atividades, que nos deixam cada vez mais isolados, sobrecarregados e desconectados das outras pessoas", diz Aldan.
 
Veja a seguir algumas posturas características de quem não tem inteligência emocional no trabalho, segundo os especialistas ouvidos por EXAME.com:
 
1. Não reconhecem suas fraquezas
De acordo com Santos, a onda das "selfies" não é sem razão: os egocêntricos estão à solta. O problema é que a autoconfiança excessiva muitas vezes não é proporcional à competência do vaidoso. "Falta a essas pessoas autoconhecimento, a capacidade de reconhecer suas vulnerabilidades, e não apenas as suas forças", afirma.
 
O profissional que age o tempo todo como "campeão" tem uma percepção muito pobre de si mesmo - e da sua relação com o ambiente. "Ele não sabe a impressão que está causando nos outros, desconhece a hora de falar e de ficar calado", diz.
 
2. Desconfiam das suas próprias emoções
Aldan explica que muitos profissionais tentam racionalizar - e, com isso, negar - suas próprias emoções. "Infelizmente essa é a tônica do mundo corporativo, a de que resultados dependem apenas da razão", afirma.
 
O preço que se paga por isso é alto. "Se você se desconecta do que está sentindo, é justamente aí que o emocional vai determinar o seu comportamento, inconscientemente", diz ele.
 
3. Não enxergam o outro
Profissionais pouco inteligentes sob o ângulo emocional costumam ter dificuldades para "ler" as outras pessoas. "Falta a eles sensibilidade para perceber as intenções alheias, as dicas verbais e não-verbais do que os outros estão sentindo", afirma Santos.

O problema de não enxergar colegas e chefes é que se perde a oportunidade de aprender com eles. "Se ficamos concentrados demais em nós mesmos, seja por excesso de autoconfiança ou de autocrítica, é difícil se conectar com o outro, reconhecer suas contribuições", diz.
 
4. Não sabem o que querem
Quem tem pouca inteligência emocional costuma ser refém da opinião alheia, segundo Aldan. "São profissionais sem iniciativa própria, que seguem a direção da maioria", diz ele.
 
O problema é que falta autoconhecimento. "Quem não se conhece bem não tem metas nem visão de futuro, e acaba ficando à mercê das circunstâncias. Infelizmente, esse é o caso da maioria das pessoas hoje", diz o CEO da Kronberg.
 
5. São inconstantes
O controle das emoções é uma competência emocional que faz muita falta em ambientes corporativos. "Um dia a pessoa está ótima, alegre, contando piadas. No outro, reage de forma destemperada e se enfurece pelos menores motivos", afirma Santos.
O profissional emocionalmente competente, ao contrário, consegue inspirar confiança e trazer paz para o ambiente de trabalho. "É alguém de quem os colegas gostam de ter por perto, que influencia positivamente o ambiente", diz o psicólogo.

Fonte: Portal Exame 



sábado, 7 de fevereiro de 2015

NECESSIDADES X RISCOS 
 
Em tempos de falta d'água, estamos tentando encontrar várias maneiras, o qual possamos suprir as nossas necessidades, seja para alimentos, higiene, etc.
Mas não devemos nos esquecer, de que temos que suprir as nossas necessidades com sabedoria, para que posteriormente não venhamos a ter prejuízos.
 
Vamos ser cidadãos, de modo que possamos contribuir para a economia no uso da água, mas vamos fazer de forma correta.
 
 

As pessoas estão armazenando qualquer tipo de água seja da chuva, da roupa que lavou, do banho que tomou.
Podemos sim armazenar a água, mas temos que deixar tampada. A água da roupa que você  não pode ficar armazenada por muito tempo, pois se ficar mais que dois dias, apresentará as um mau cheiro, pois esta água já passou por um processo, no qual sua função foi tirar as sujeiras, e estas roupas dependendo de onde tenha sido usada esta carregada de bactérias e microrganismos, portanto podemos utilizá-la para lavar o quintal.
Além da dengue que aumentou consideravelmente devido ao armazenamento incorreto da água, temos agora um outro vilão que a a febre chikungunya, o causador desta é o mesmo mosquito que transmite a dengue Aedes Aegypti,  uma doença nova no Brasil, , que surgiu na África e vem avançando pela América do Sul. As duas doenças são bastante parecidas. É preciso estar atento para prevenção e tratamento. 
Portanto devemos ficar atentos aos focos de transmissão, fazendo da prevenção o melhor remédio para evitar estas doenças.

"TEMOS SIM A NECESSIDADE DE ARMAZENAR A ÁGUA PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA, PORQUE É DESTA FORMA QUE ESTAMOS VIVENDO, ALIÁS NÃO ESTAMOS VIVENDO ESTAMOS SOBREVIVENDO"
Em  um país com tantas riquezas, e com o desenvolvimento que alçamos, como podemos aceitar viver de uma forma que, ao invés de estarmos progredindo, estamos regredindo, pois de que adianta ter tantas tecnologias e senão termos recursos para utilizá-las.

"Dados divulgados pelo ministros da Saúde Arthur Chioro neste sábado (07.02)"

O número de casos de dengue nas quatro primeiras semanas do ano aumentou 57,2% entre 2014 e 2015, saltando de 26.017 para 40.916 em todo o Brasil.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho

Norma Regulamentadora Nº 01 - Arquivo PDF (93kb) Ícone: Arquivo PDF.
Disposições Gerais
Norma Regulamentadora Nº 02 - Arquivo PDF (78kb) Ícone: Arquivo PDF.
Inspeção Prévia
Norma Regulamentadora Nº 03 - Arquivo PDF (9kb) Ícone: Arquivo PDF.
Embargo ou Interdição
Norma Regulamentadora Nº 04 - Arquivo PDF (396kb) Ícone: Arquivo PDF.
Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
Norma Regulamentadora Nº 05 - Arquivo PDF (184kb) Ícone: Arquivo PDF.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Norma Regulamentadora Nº 06 - Arquivo PDF (39kb) Ícone: Arquivo PDF.
Equipamentos de Proteção Individual - EPI
Norma Regulamentadora Nº 07 - Arquivo PDF (99kb) Ícone: Arquivo PDF.
Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO
Norma Regulamentadora Nº 08 - Arquivo PDF (12kb) Ícone: Arquivo PDF.
Edificações
Norma Regulamentadora Nº 09 - Arquivo PDF (42kb) Ícone: Arquivo PDF.
Programas de Prevenção de Riscos Ambientais
Norma Regulamentadora Nº 10 - Arquivo PDF (82kb) Ícone: Arquivo PDF.
Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Norma Regulamentadora Nº 11 - Arquivo PDF (91kb) Ícone: Arquivo PDF.
Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
Norma Regulamentadora Nº 11 Anexo I, - Arquivo PDF (71kb) Ícone: Arquivo PDF.
Regulamento Técnico de Procedimentos para Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e outras Rochas
Norma Regulamentadora Nº 12
Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
Norma Regulamentadora Nº 13 - Arquivo PDF (159kb) Ícone: Arquivo PDF.
Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações.
Norma Regulamentadora Nº 14 - Arquivo PDF (68kb) Ícone: Arquivo PDF.
Fornos
Norma Regulamentadora Nº 15
Atividades e Operações Insalubres
Norma Regulamentadora Nº 16 - Arquivo PDF (266kb) Ícone: Arquivo PDF.
Atividades e Operações Perigosas
Norma Regulamentadora Nº 17 - Arquivo PDF (184kb) Ícone: Arquivo PDF.
Ergonomia
Norma Regulamentadora Nº 18
Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
Norma Regulamentadora Nº 19 - Arquivo PDF (139kb) Ícone: Arquivo PDF.
Explosivos
Norma Regulamentadora Nº 20
Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.
Norma Regulamentadora Nº 21 - Arquivo PDF (64kb) Ícone: Arquivo PDF.
Trabalho a Céu Aberto
Norma Regulamentadora Nº 22
Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração
Norma Regulamentadora Nº 23 - Arquivo PDF (10kb) Ícone: Arquivo PDF.
Proteção Contra Incêndios
Norma Regulamentadora Nº 24 - Arquivo PDF (143kb) Ícone: Arquivo PDF.
Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
Norma Regulamentadora Nº 25 - Arquivo PDF (11kb) Ícone: Arquivo PDF.
Resíduos Industriais
Norma Regulamentadora Nº 26 - Arquivo PDF (19kb) Ícone: Arquivo PDF.
Sinalização de Segurança
Norma Regulamentadora Nº 27 - Arquivo PDF (19kb) Ícone: Arquivo PDF.
Revogada pela Portaria GM n.º 262, 29/05/2008
Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no MTB
Norma Regulamentadora Nº 28 - Arquivo PDF (1015kb) Ícone: Arquivo PDF.
Fiscalização e Penalidades
Norma Regulamentadora Nº 29 - Arquivo PDF (826kb) Ícone: Arquivo PDF.
Segurança e Saúde no Trabalho Portuário
Norma Regulamentadora Nº 30 - Arquivo PDF (556kb) Ícone: Arquivo PDF.
Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário
Norma Regulamentadora Nº 31 - Arquivo PDF (1473kb) Ícone: Arquivo PDF.
Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura
Norma Regulamentadora Nº 32 - Arquivo PDF (248kb) Ícone: Arquivo PDF.
Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde
Norma Regulamentadora Nº 33 - Arquivo PDF (105kb) Ícone: Arquivo PDF.
Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados
Norma Regulamentadora Nº 34 - Arquivo PDF (197kb) Ícone: Arquivo PDF.
Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval.
Norma Regulamentadora Nº 35
Trabalho em Altura.
Norma Regulamentadora n.º 36 - Arquivo PDF (109kb) Ícone: Arquivo PDF.
Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.

 
Fonte: http://portal.mte.gov.br/portal-mte/

Técnico em Segurança do Trabalho

A criação deste blog tem como objetivo compartilhar  e adquirir conhecimentos.

Temos que valorizar muito o profissional Técnico em segurança do trabalho, bem como o departamento Saúde e Medicina do Trabalho.
Departamento existente nas empresas há muitos anos, porém  um"desconhecido" para os trabalhadores.
Temos que divulgar e informar aos trabalhadores, que em suas empresas há um departamento e um profissional, preocupado em preservar vidas.
Este profissional tem que ser muito valorizado, pois ele também gera lucros para as empresas, pois através de suas orientações e acompanhamentos para que o trabalho seja realizado de forma correta e segura, conforme os padrões determinados de cada empresa, ele evita prejuízos, que são muitos com acidentes, afastamentos e até perda de vidas.

Portaria nº 3.275, de 21 de setembro de 1989

A portaria visa estabelecer normas e regras que o profissional "Técnico em Segurança do Trabalho" deverá seguir.

* A importância do profissional "Técnico em Segurança do Trabalho" nas empresas;
* Responsabilidades;
* Direitos e Deveres;
* Princípios éticos.